sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os precursores da globalização

No próximo dia 2 de Fevereiro, às 18.30 horas, vai decorrer no Museu do Oriente uma conferência intitulada “Colon, Gama, Cabral e Magalhães: quatro portugueses precursores da globalização?”, em que serão oradores José Matttos e Silva e António Mattos e Silva.
Os quatro referidos navegadores portugueses foram pioneiros das grandes navegações marítimas que, em finais do século XV e princípios do século XVI, deram a conhecer à Europa medieval as geografias e as culturas dos continentes que até então eram desconhecidas dos europeus. Esse pioneirismo permitiu que as duas grandes potências marítimas da época - Portugal e Espanha - assegurassem o controlo das mais importantes rotas comerciais, o que permitia a chegada à Europa de produtos vindos do Oriente e do Ocidente sem a intervenção dos intermediários que oneravam o respectivo preço.
A partir de então, o mundo entrou num processo de globalização em termos económicos que chegou à actualidade. Os conferencistas abordarão esse processo em que os portugueses “deram novos mundos ao mundo” e, segundo está anunciado, no final da sessão apresentarão provas da identidade portuguesa de Colon e dos seus pretensos irmãos. A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário