quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

A dura vida de um treinador de futebol...

José Mourinho tornou-se aos 55 anos de idade, por mérito próprio e por circunstâncias dos tempos mediáticos em que vive o nosso planeta, numa das grandes figuras do futebol mundial. Porém, hoje está desempregado.
A sua carreira no mundo do futebol foi meteórica. Depois de ter tido um papel secundário como preparador físico, adjunto do treinador principal e tradutor, tornou-se treinador da equipa do Benfica no ano 2000. Desde então, trabalhou como treinador principal e foi campeão em Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha, tendo conquistado 25 títulos, entre os quais duas Ligas dos Campeões e duas Ligas da Europa. Actualmente treinava a equipa do Manchester United, uma das mais importantes equipas de futebol do mundo, mas as coisas não estavam a correr bem. Muitas derrotas, muitos empates e poucas vitórias. Foi despedido ontem. A notícia correu mundo e o L’Équipe dedicou-lhe a sua primeira página. Os jornais portugueses não ficaram indiferentes ao despedimento de Mourinho e um jornal anunciou que o seu despedimento lhe dá direito a uma indemnização de 27 milhões de euros, enquanto outro jornal destaca que, enquanto treinador, Mourinho já arrecadou 55 milhões de euros em indemnizações.
Ao mesmo tempo que divulgam estes números, alguns jornais revelam preocupações com a situação de desemprego de Mourinho e parecem querer sossegar os portugueses ao anunciar que o Real Madrid e o Benfica o querem de volta. Não sei se é verdade, nem sei se Mourinho percebe muito ou pouco de futebol, mas é óbvio que é um homem muito inteligente e que a sorte o tem acompanhado. Agora, no desemprego, vai ter a dura vida de gerir mais 27 milhões de euros.