domingo, 12 de junho de 2022

O trumpismo também ameaça o Canadá

As recentes revelações feitas pela comissão parlamentar de inquérito, que está a investigar as responsabilidades de Donald Trump no assalto ao Capitólio, em Washington, ocorrido no dia 6 de Janeiro de 2021, parecem ter deixado a opinião pública americana muito apreensiva e na expectativa do que poderá vir a seguir, não só no curto prazo, mas também quanto à possibilidade de Trump voltar a candidatar-se à Casa Branca.
A apreensão pelo trumpismo e pelo seu significado anti-democrático, populista e com ligações à extrema-direita americana violenta, ultrapassou as fronteiras americanas e, segundo hoje mostra a edição dominical do jornal The Toronto Star, a ameaça do trumpismo já paira sobre o Canadá. Na sua primeira página, aquele jornal mostra a sombra de Trump sobre o território canadiano e diz que “Donald Trump não é apenas o líder, mas a personificação de uma marca política de extremismo direitista, que está presente no seu mundo mediático e ideológico”, acrescentando que o trumpismo também pode ser em breve um problema sério para o Canadá.
Quando a Europa estás a passar por uma crise muito séria e de imprevisível solução, as notícias que se esperava que chegassem do outro lado do Atlântico deveriam ser um sinal de estabilidade, mas estão a ser um sinal de alguma preocupação. As revelações que têm sido tornadas públicas, a propósito do comportamento de Trump nos acontecimentos de 6 de Janeiro de 2021, mostram que o impensável podia ter acontecido e que os Estados Unidos, tal como o Canadá, ainda não estão livres do trumpismo.