domingo, 3 de maio de 2020

España: la alegría vuelve a la calle

A pandemia que nos ataca desde há quase dois meses, em particular nos países da Europa ocidental, obrigou ao encerramento de escolas, à suspensão de grande parte da actividade produtiva e ao confinamento domiciliário das pessoas, entre outras medidas destinadas a evitar os contágios e a propagação do vírus. 
De acordo com os imensos “especialistas” que diariamente nos dão lições sobre o assunto, estaremos agora na fase descendente da primeira vaga da pandemia, mas espera-se uma segunda vaga ainda mais dura nos próximos tempos, o que nos obriga a todos os cuidados. Por isso, nesta aparente acalmia pandémica, as autoridades sanitárias estão a procurar conciliar todas as variáveis que entram nesta equação – a defesa da saúde pública, o fim do confinamento obrigatório, a reactivação do comércio e da indústria, a reabertura das escolas e das repartições públicas e, até mesmo, essa coisa que pouca falta nos tem feito que é o futebol e as longas noites televisivas a discutir foras de jogo e penaltis.
O confinamento obrigatório vai terminar em Portugal, enquanto em Espanha já terminou. Ontem as cidades espanholas encheram-se de pessoas que vieram para a rua para “esticar as pernas” e apanhar sol, para fazer caminhadas e pedalar. A imprensa espanhola encheu as suas primeiras páginas com imagens que mostram as cidades cheias de gente e de vida. O jornal Canarias7 de Las Palmas de Gran Canaria seguiu a mesma linha e encheu a sua primeira página com os surfistas canários.