sábado, 3 de outubro de 2020

Trump brincou com o fogo e chamuscou-se

Passadas 24 horas sobre a declaração de Donald Trump de que estava infectado por covid-19, o assunto tornou-se tema de primeira página da imprensa mundial, mas não deixa de ser intrigante o facto dos jornais de referência americanos não terem divulgado ontem esta notícia, certamente porque duvidavam dela. Hoje, a questão parece mais clara, até porque Trump foi hospitalizado e começam a traçar-se cenários para o que possa acontecer até ao dia das eleições de 3 de Novembro. Joe Biden, o adversário de Trump fez uma elegante declaração a desejar a recuperação do Donald e da Melania e a alertar a sociedade americana para os riscos que corre por não cumprir os preceitos mínimos para evitar o contágio pelo covid-19.  
Algumas das notícias publicadas acentuam o desleixo e a fanfarronice do Donald e recordam as suas declarações erráticas sobre a crise pandémica. Um desses jornais é o britânico The Independent que reproduz em primeira página três das suas mais recentes declarações:

21 Setembro - It affects virtually nobody. It’s an amazing thing.

29 Setembro - I don’t wear a mask like him [Biden]. Every time you see him, he’s got a mask.

2 Outubro - Tonight… I tested positive for Covid-19

Significa, portanto, que Donald Trump brincou com o fogo e chamuscou-se. Porém, no aspecto político e em relaçâo à campanha eleitoral, ainda é cedo para saber como vai reagir o eleitorado americano, embora estejam preparadas estratégias para que o Donald tire partido da situação. Uma delas poderá ser a sua recuperação e outra poderá ser o aparecimento de uma milagrosa vacina, que tantas vezes anunciou para proteger do covid-19. Como alguém já disse, esta situação é apenas mais uma que mostra bem o declínio da América.