domingo, 2 de maio de 2021

Taiwan é o mais perigoso lugar do mundo

Na mais recente edição da revista The Economist o tema destacado é Taiwan e a imagem da capa coloca aquela ilha, que já se chamou Formosa, no centro de uma tela de radar, entre as bandeiras chinesa e americana, sugerindo que aquelas duas superpotências disputam o domínio da ilha.
Taiwan resultou da guerra civil chinesa que levou Mao Tse Tung ao poder e criou a República Popular da China em 1949. As forças derrotadas retiraram para a ilha de Taiwan e mantiveram a República da China sob a chefia de Chiang Kai-shek, significando que, a partir de então, tem havido duas Chinas.
Os Estados Unidos instalaram forças militares em Taiwan, no contexto da guerra da Coreia, daí resultando a pacificação entre as duas Chinas, que estão separadas apenas por 130 quilómetros do estreito de Taiwan ou estreito da Formosa. Durante décadas foi mantida a paz entre essas duas Chinas, mas também entre a China e os Estados Unidos. Porém, os líderes chineses sempre disseram que só há uma só China e que Taiwan e os seus 24 milhões de habitantes, são uma parte rebelde da República Popular da China. Aos Estados Unidos parece agradar a ideia de uma só China, até porque gastam demasiado dinheiro com a actual situação, mas durante setenta anos tudo fizeram para que houvesse duas Chinas. É uma grande ambiguidade da política americana e os Estados Unidos começam agora a temer que não consigam impedir a China de tomar Taiwan pela força. Phil Davidson, o almirante que chefia o Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos, esteve no Congresso há pouco mais de um mês e foi claro: a China poderá atacar Taiwan em 2027. 
De facto, hoje a Marinha do Exército de Libertação Popular da China tem 360 navios, o que já supera os 297 navios dos Estados Unidos, pelo que o estreito de Taiwan é considerado cada vez mais como o mais perigoso lugar do mundo.