quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

A vacinação já começou. Viva a Pfizer!

Margaret Keenan, uma mulher inglesa de 90 anos de idade, foi a primeira pessoa do mundo a receber a vacina contra a covid-19, que foi desenvolvida pelo grupo farmacêutico americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, tendo sido inoculada no University Hospital, Coventry. 
Foi, de facto, um acontecimento extraordinário, que assinala uma grande vitória da Ciência, enquanto a fotografia de Margaret Keenan a ser saudada pelo pessoal do hospital foi publicada em diversos jornais ingleses e internacionais, como por exemplo The Times. Já foi chamado o dia V, pois abre o caminho à vacinação da população britânica que, até agora, foi uma das mais afectadas com a pandemia, pois já contabiliza mais de 61 mil mortos e mais de 1,7 milhões de pessoas infectadas. O Reino Unido torna-se, assim, no primeiro país do mundo a utilizar esta vacina e o seu plano de vacinação dirige-se aos mais vulneráveis e às pessoas com mais de oitenta anos, bem como aos funcionários dos lares e do NHS, o serviço de saúde nacional britânico. O país encomendou 40 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech, o que permite proteger 20 milhões de pessoas, uma vez que esta vacina se administra com duas doses.
As especificidades desta vacina, que necessita de uma conservação a 70 graus negativos, representam um desafio logístico, salientaram as autoridades sanitárias britânicas, que indicaram que as doses têm de ser transportadas por uma empresa especializada e que o respetivo descongelamento demora várias horas. 
Aqui podemos aprender com a experiência britânica. Espera-se que a chegada das vacinas e o início do programa de vacinação em Portugal aconteçam nos primeiros dias de Janeiro e, aparentemente, tudo está a ser devidamente preparado.