quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Ucrânia: vuelve la liga, sigue la guerra

No passado fim-de-semana teve início a Premier League 22/23 na Ucrânia, em que participam 16 equipas, algumas das quais com nomes que incluem palavras que nos são familiares nos últimos meses. Assim acontece com as equipas do FC Dynamo Kyiv, Shakhtar Donestsk, Zorya Luhansk, FC Metalist Kharkiv, FC Lviv, SC Dnipro ou Chornomorets Odesa, entre outras. Com a sua iniciativa de começar o seu campeonato de futebol, as autoridades ucranianas procuram restabelecer alguma normalidade na sua vida com o regresso do futebol, apesar de não ter público e ter abrigos em todos os estádios para prevenir qualquer acção ofensiva russa.
Isto faz-me lembrar os Jogos Olímpicos da Antiguidade que se realizavam em Olímpia, na Grécia Antiga, em honra de Zeus. Quando os Jogos se disputavam, havia arautos que anunciavam a realização dos Jogos e espalhavam pelo país um convite aos atletas e aos espectadores para que neles participassem. Esses arautos também anunciavam uma trégua sagrada, que proibia a guerra durante a realização das Olímpiadas, com o objectivo de assegurar a protecção dos atletas e dos espectadores nas suas deslocações entre as suas terras e Olímpia. Era a celebração da paz num mundo em guerra.
É uma pena que este exemplo não inspire o mundo moderno e que o futebol na Ucrânia não assegure uma trégua e, depois da trégua, a paz.
O jornal espanhol ABC publicou a fotografia do autocarro do Shakhtar Donestsk Football Club a caminho do estádio num cenário de edifícios destruídos e escreveu: vuelve la liga, sigue la guerra.