segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

A Pátria honrai que a Pátria vos contempla

O jornal Ponto Final é um dos três jornais em língua portuguesa da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China (RAEM) e foi fundado em 1991 quando o território era administrado pela República Portuguesa. 
Actualmente o chefe do Executivo de Macau é Ho lat-seng e a RAEM, que vivia um período de prosperidade, está agora a sofrer as vicissitudes económicas devidas à crise pandémica. As medidas tomadas pelas autoridades sanitárias macaenses não diferem das que são tomadas em outros países, embora em grau diverso. Na sua edição de hoje o jornal destaca, entre outros assuntos, as limitações que continuam a ser impostas aos estrangeiros para pretendam entrar em Macau, até que a situação epidémica tenha um claro abrandamento. Naturalmente, esta medida é criticada, porque lá como cá, qualquer medida das autoridades sanitárias é criticada pelos que entendem que se foi longe demais e pelos que entendem que se ficou aquém do possível e necessário. Porém, o que aqui se destaca é a fotografia das Portas do Cerco que foi escolhida pelo jornal para sugerir a fronteira da RAEM com o território da RPC. 
Nessa fotografia pode continuar a ler-se a frase “A Pátria honrai que a Pátria vos contempla”, que desde 1871 encima o arco das Portas do Cerco e que desde 1836 é a divisa dos navios da Armada, como determinou o Ministro da Marinha e Ultramar José da Silva Mendes Leal. Aquela frase mostra a íntima relação que houve entre Macau e a Marinha, mas também parece mostrar que as autoridades macaenses preservam a herança cultural portuguesa.