terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Um vulcão entrou em erupção na Islândia

Um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, depois de algumas semanas de crise sísmica e da retirada de cerca de quatro mil habitantes da vila piscatória de Grindavik. Um vulcão activo na Islândia é um fenómeno vulgar, mas a edição de hoje do jornal Morgunbladid, que se publica em Reiquiavique, destaca a frase “STÆRSTA ELDGOSIД que, traduzida com a ajuda do Google, significa “o maior vulcão”.
A Islândia é um país que se tornou independente da Dinamarca em 1918 e que tem uma população total de cerca de 360 mil habitantes. É uma ilha vulcânica um pouco maior do que Portugal, que fica situada no Atlântico Norte nas proximidades do Círculo Polar Ártico, onde existem cerca de três dezenas de sistemas vulcânicos. 
A erupção que está activa é visível da capital do país, que fica a pouco mais de quarenta quilómetros do vulcão Reykjanes e, mais do que um perigo, é uma atracção turística. A população reage com naturalidade a esta erupção que os islandeses aproveitam para fotografar, não havendo alterações significativas no seu quotidiano, enquanto as televisões vão mostrando belas imagens das erupções. Até ao momento também não há quaisquer perturbações no movimento aeroportuário, mas todos recordam a erupção de 2010 do vulcão Eyjafjallajokull, que causou um verdadeiro pesadelo no espaço aéreo europeu, ao provocar o cancelamento de cerca de novecentos mil voos!
Porém, as autoridades “esperam para ver” a evolução nos próximos dias do vulcão Reykjanes.