quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Em Goa ouve-se o fado e dança-se o mandó

A crise pandémica está a afectar seriamente a Índia, que é o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo depois dos Estados Unidos, sendo o terceiro país com mais óbitos depois dos Estados Unidos e do Brasil. Apesar disso, a classe média indiana parece que está a fugir das grandes cidades e da pandemia, dirigindo-se para o estado de Goa que ainda não tem o bulício de outras regiões indianas e é a principal região turística do país. Sempre foi assim e este ano parece não ter havido alterações. Goa está a entrar na sua época alta de turismo e, segundo algumas informações de que dispomos, a hotelaria e a restauração estão a ter índices de ocupação semelhantes aos anos anteriores, embora seja sobretudo devido ao turismo interno. 
Nesse quadro, no próximo sábado em Panjim, a cidade capital do estado de Goa, a Madragoa – casa de fado e mandó, retoma a sua actividade com duas sessões de fado e de mandó na voz de Sonia Sirsat e com o acompanhamento musical de Orlando de Noronha e Carlos Menezes, estando referido no respectivo programa que “as máscaras e a distância social são obrigatórias”. 
Independentemente dos aspectos comerciais da actividade da Madragoa, realça-se aqui o esforço que tem sido feito pelos dinâmicos promotores do fado, para preservar a cultura portuguesa em Goa, neste caso através de uma casa onde se ouve o fado, se fala português e até se podem provar algumas especialidades portuguesas. O nosso mais vivo aplauso!