domingo, 20 de junho de 2021

O Brasil já ultrapassa os 500 mil óbitos

O Brasil atingiu 500 mil mortes por covid-19 e, segundo titula hoje o jornal O Estado de S. Paulo, não há fim à vista para esta tragédia, pois tanto o número de óbitos como o número de novos casos não param de aumentar. O Brasil já é o segundo país do mundo com mais óbitos e nos últimos dias esse número tem estado acima de dois mil. A situação é muito preocupante e a população tem-se manifestado contra Jair Bolsonaro pela incapacidade e incompetência com que tem conduzido a luta contra a pandemia, enquanto Lula da Silva, o ex-presidente e virtual candidato à presidência, fala em genocídio.
Entretanto Bolsonaro não comentou a tragédia nacional que são 500 mil mortes e preferiu fazer um balanço dos seus primeiros 900 dias de governo, num documento de propaganda irresponsável que foi intitulado “900 dias: nos trilhos da preservação de vidas e da retomada da economia”, em que se afirma que mais de 110 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram enviadas para todos os estados brasileiros, “o que coloca o país em quarto lugar no ranking mundial de países que mais vacinas aplicam”. Trata-se de uma descarada deturpação da realidade pois o Brasil está em 78º lugar mundial no que respeita à população já vacinada, além de estar em 2º lugar no número de mortes. O que se lamenta é a forma despudorada como os políticos do estilo Bolsonaro actuam na base da propaganda mentirosa e da irresponsabilidade política. 
Os brasileiros merecem um presidente à altura do desafio que o país atravessa. As manifestações apontam para que seja posto na rua em 2022, mas ainda falta tanto tempo...