sábado, 6 de junho de 2020

Trump, a onda de protesto e as eleições


Na sua edição de hoje a revista alemã Der Spiegel dedica a sua primeira página a Donald Trump com uma ilustração em que este aparece numa sala com um fósforo na mão, enquanto em segundo plano se observam chamas e grossos rolos de fumo. O título e o sub-título da revista, que traduzi com a ajuda do amigo Google, são Der Feuerteufel (O demónio do fogo) e Ein Präsident setzt sein Land in Brand (Um Presidente incendeia o seu país).
Os Estados Unidos foram atingidos como nenhum outro país pelo covid-19 e daí resultou uma grave crise económica e social, com o número de desempregados a ultrapassar os 40 milhões, a juntar a uma política incapaz de competir com a China e, a somar a isto, com a rádida degradação da imagem americana no mundo e com o desprestígio internacional do seu presidente. Foi nesse contexto de crise e de protesto que morreu George Floyd. O presidente Donald Trump revelou então a sua face mais provocatória e, em vez de apaziguar os ânimos, optou pela ameaça da intervenção dos militares. Porém, os militares não gostaram e, através dos militares na reserva que são os que podem falar, reagiram e condenaram as atitudes ameaçadoreas de Trump.
Donald Trump parece estar como o ministro da informação do Iraque, pois recusa-se a ver a realidade e opta por “incendiar a América”, amedrontando os americanos para aparecer depois como o seu salvador. Está obcecado com a sua reeleição e não percebe que está num plano inclinado, embora haja quem pense que a sua estratégia eleitoral é exactamente essa. Num recente texto publicado no Financial Times, é salientado que o desejo de Trump em ser reeleito resulta sobretudo dos seus medos porque, no caso de não reeleição, a sua Trump Organization poderá vir a sofrer muito nos tribunais e ele próprio até poderá ter que passar pela prisão.
As eleições presidenciais americanas realizar-se-ão no dia 3 de Novembro de 2020 e o novo presidente será eleito por um colégio eleitoral. Vai ser um dia muito importante para o mundo.