sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Dever de informar e direito ao bom nome

Jacinda Ardern, a primeira-ministra da Nova Zelândia, anunciou ontem que no início do próximo mês de Fevereiro abandonará o cargo que ocupa desde 2017. Nessa altura tinha apenas 37 anos de idade e nunca no mundo houvera uma mulher tão jovem a chefiar um governo. Na sua actividade ultrapassou algumas crises que afectaram a Nova Zelândia, como a erupção do vulcão Whakaari e o massacre da mesquita de Christchurch, o que a tornou muito popular, tanto no plano internacional como no plano interno. 
Ontem, na sua declaração, Jacinda Ardern alegou cansaço no exercício das suas funções e afirmou que “sou humana" e que "os políticos são humanos”, o que significa que a sua demissão mostra como é difícil o equilíbrio entre a vida pública e a vida familiar. Essa dificuldade, terá sido acentuada com as crescentes campanhas de difamação e os ataques pessoais, com os abusos da imprensa e com as ameaças de grupos radicais. “É um dia triste para a política, porque um líder excepcional se cansou da constante difamação”, disse a líder do partido maori da Nova Zelândia. A notícia encheu a primeira página da edição de hoje do jornal australiano The Camberra Times e obriga-nos a reflectir sobre o que se passa em Portugal. 
De facto, nas últimas semanas a comunicação social tem publicado diversas notícias, verdadeiras ou falsas, que levantam insinuações ou suspeitas sobre o comportamento institucional e sobre a gestão pública de agentes políticos a vários níveis. Naturalmente, a comunicação social deve ser livre e independente para defender a verdade e o sistema democrático, mas tem que ser responsável. A ética jornalística deve estar acima do protagonismo dos jornalistas, do sensacionalismo mediático e das instâncias editoriais, porque algumas campanhas de difamação e ataques pessoais ultrapassam largamente o dever de informar e colidem com o direito ao bom nome de muitos agentes políticos. Há o risco de muitos agentes políticos portugueses se cansarem como aconteceu com a Jacinda Ardern.