quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Macron quer a sua 2ª dose de presidência

A edição do jornal La Marseillaise destacou ontem um discurso do presidente francês Emmanuel Macron, em que durante 27 minutos tratou da epidemia do covid-19 e da terceira vacinação da população, das perspectivas quanto ao emprego, da reforma do plano nacional de aposentações, da independência energética e da presidência francesa da União Europeia. Segundo a generalidade da imprensa francesa tratou-se de um discurso de campanha eleitoral e de ocupar a pole position na corrida eleitoral, tendo o jornal de Marselha escrito que Macron “quer a sua 2ª dose de Eliseu”, isto é, quer renovar o seu mandato como presidente da França.
As eleições presidenciais francesas vão realizar-se no dia 10 de Abril e se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos válidos na primeira volta, será realizada uma segunda volta no dia 24 de Abril de 2022 entre os dois candidatos mais votados na primeira volta.
Actualmente já estão anunciadas catorze candidaturas mas, curiosamente, os candidatos mais preferidos nas sondagens, são o actual presidente Emmanuel Macron com 24% e o jornalista e escritor Éric Zemmour com 15%, mas nenhum deles anunciou a sua candidatura. A cerca de seis meses das eleições presidenciais francesas, a extrema-direita destaca-se com Zemmour (15%) e Marine Le Pen (16%), enquanto o representante da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon e o ecologista Yannick Jadot, recolhem 9% das intenções de voto. Surpreendentemente, a socialista Anne Hidalgo, que é a presidente da Câmara Municipal de Paris, só recolhe 5,5% das intenções de voto.
Não havia grandes dúvidas sobre a recandidatura de Emmanuel Macron, mas com o seu último discurso sobre a vacinação dos franceses, ele também mostrou claramente que “quer a sua 2ª dose de Eliseu”.