sábado, 23 de abril de 2022

Brasil: fim da pandemia, volta a euforia

Os festejos de Carnaval acontecem em todo o mundo entre os meses de Fevereiro e Março, mas este ano o Brasil está a celebrá-lo no mês de Abril.
Nos dois últimos anos as autoridades brasileiras tinham decretado a suspensão dos festejos carnavalescos devido à pandemia da covid-19, mas com a melhoria que se tem verificado, apesar de ter havido alguma hesitação e até adiamento, foi finalmente decidido fazer o Carnaval nas cidades brasileiras, embora fora da sua época natural. 
No caso do Rio de Janeiro, o sambódromo da Avenida Marquês de Sapucai voltou a animar-se desde a passada 4ª feira com os primeiros desfiles das escolas de samba, “após dois anos de sono involuntário, devido à pandemia”. Nos dois primeiros dias desfilaram 15 agremiações da chamada Série Ouro, mas ontem e amanhã, dias 22 e 23, desfilarão as 12 agremiações ou escolas do chamado Grupo Especial. Significa que, este ano, participam no Carnaval do Rio de Janeiro e no sambódromo de Sapucai um total de 27 escolas. Porém, a força do Carnaval encontra-se não só nas escolas de samba, mas também nos carros alegóricos e nos seus detalhes, bem como na perfeição e criatividade das inúmeras fantasias carnavalescas, para além da participação popular que fazem do Carnaval a grande festa brasileira. 
Naturalmente, a imprensa brasileira destaca hoje o regresso do Carnaval, tendo o jornal O Dia indicado os nomes das escolas que desfilarão amanhã: Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.