domingo, 5 de maio de 2019

A grande Feira de Sevilha já começou

Depois das grandes festas da Semana Santa, a cidade de Sevilha entrou de novo em festa com a Feria de Abril de Sevilla, que foi inaugurada ontem e que se vai manter até ao dia 11 de Maio, com uma festa que é única e deslumbrante, que durante sete dias encherá um recinto de 450.000 metros quadrados. Chama-se a Feira de Abril, mas este ano realiza-se em Maio, por razões de conveniência de calendário, sendo um acontecimento lúdico, cultural e gastronómico de grande impacto que se realiza desde 1846.
A Feira inicia-se com a iluminação da portada da Feira, que é um monumento efémero e uma obra de arte que todos os anos é diferente da anterior e que, simbolicamente, acolhe os sevilhanos e os turistas para participar na “feira das feiras”, sendo comum dizer-se que ali começa a Feira e o caminho para a cor, a luz, a diversão e a alegria. A escolha da porta é objecto de um concurso anual e, este ano, foram apresentadas 80 propostas ao Ayuntamiento de Sevilla. A importância da portada é tal que o diário ABC a destaca na sua edição de hoje, deixando para segundo plano as fotos habitualmente mais sugestivas das sevilhanas e dos toureiros.
A Feira é uma manifestação da cultura andaluza e espanhola, que está presente em todas as suas actividades, com destaque para os trajes das mulheres – o traje flamenco, de cigana ou de sevilhana – mas também para as corridas de touros que, diariamente, enchem a Plaza de Toros da Real Maestranza de Sevilla, considerada a catedral do toureio, onde os aficionados acorrem para ver os maiores nomes da tauromaquia.
O programa da Feira é vasto, muito diversificado e é realmente uma atracção turística internacional.