sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

A pobreza extrema e o sonho americano

A edição de ontem do The Wall Street Journal destaca, com uma fotografia na sua primeira página, a longa e pacífica marcha que está a atravessar o México em direcção à fronteira sul dos Estados Unidos.
A marcha começou a formar-se na cidade mexicana de Tapachula no passado domingo, dia 24 de Dezembro, sendo encabeçada por uma faixa na qual está escrito “Éxodo de la Pobreza”, pois os responsáveis do grupo declaram que as pessoas apenas estão a fugir da desumana pobreza em que vivem e pretendem chegar aos Estados Unidos, ou ao sonho americano, para aí trabalharem honestamente. Inicialmente seriam cerca de sete mil pessoas, oriundas sobretudo do México, Venezuela e Cuba, mas a marcha integra pessoas de todas as idades e de 24 nacionalidades, provenientes da América Central, da América do Sul e das Caraíbas.
A pobreza é a negação aos seres humanos de qualquer poder económico, social e político, sendo uma das maiores catástrofes que afecta a humanidade. Por isso, foi proclamada como uma violação dos direitos humanos, pois priva os seres humanos de recursos e da satisfação das suas necessidades mais básicas nas esferas da saúde, educação, habitação, acesso à água e saneamento.
Daí que, tal como acontece na Europa, também os Estados Unidos exista uma “fuga da pobreza” e um intenso movimento migratório de sul para norte, em direcção à cidade californiana de San Diego e às cidades texanas de El Paso e Eagle Pass. Segundo a BBC, “desde o início do ano, mais de dois milhões de migrantes foram detidos na fronteira entre o México e os Estados Unidos, um número recorde”. Em Setembro deste ano mais de 200 mil migrantes foram detidos nessa fronteira, mas em Novembro terão sido 242 mil. É neste mundo que não cala Netanyahu, nem faz calar as armas na Ucrânia, que há mais de mil milhões de seres humanos a viver na pobreza…