terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Sir António demite-se do Credit Suisse

Exceptuando alguns agentes do futebol, sobretudo Cristiano Ronaldo e, em menor grau, José Mourinho, a imprensa não costuma dedicar espaços noticiosos aos portugueses que se destacam no estrangeiro, assim acontecendo com António Guterres, Carlos Tavares e António Damásio, entre alguns outros. Por isso, é com surpresa que verificamos que o prestigiado jornal inglês The Times destaca na sua edição de hoje o gestor António Horta Osório ou Sir António, que se demitiu da presidência do Credit Suisse Group, que tem a sua sede em Zurique e que tem actividade em cinco dezenas de países.
António Horta Osório é um gestor que, depois de uma carreira na banca internacional, teve grande sucesso durante nove anos como presidente executivo do Lloyds Banking Group e onde, segundo a imprensa, terá recebido mais de 56 milhões de libras em salários e prémios. A Rainha Isabel II reconheceu o seu mérito, condecorou-o e nomeou-o cavaleiro como Knight Bachelor, com direito a usar o título de Sir.
Em Dezembro de 2020 foi contratado para presidir ao Credit Suisse Group, que atravessava uma grave crise, mas no passado domingo demitiu-se por ter violado as regras de quarentena da covid-19 a que estava obrigado, quer na Suíça, quer no Reino Unido. Segundo foi revelado, Horta Osório viajou do Reino Unido para a Suíça no dia 28 de Novembro mas, antes que decorressem os dez dias de quarentena obrigatória, viajou da Suíça para a península Ibérica. Antes, Sir António já teria quebrado as regras quando em Julho assistiu às finais do torneio de Wimbledon, violando as normas sanitárias em vigor no Reino Unido.
Vários jornais ingleses e espanhóis destacam esta notícia com fotografia em primeira página, mas The Times escolheu uma imagem que associa o gestor à sua paixão pelo ténis que, segundo parece, ditou o seu pedido de demissão e o coloca de férias por algum tempo.