sábado, 11 de janeiro de 2014

A RTP e o perspicaz Maduro

A programação televisiva que temos é geralmente uma desgraça e a nossa RTP, que é uma máquina que funciona com o dinheiro dos nossos impostos e que alimenta e faz favores a muita gente que por aí anda, é o melhor exemplo dessa desgraça.
Antes de chegar ao poder, o nosso primeiro anunciou que a RTP devorava um milhão de euros por dia e prometeu acabar com esse forrobodó, tendo encarregado dessa tarefa o um homem que era o seu braço direito e que ficou famoso pelas emboscadas políticas em que caiu. Chamava-se Relvas, estará ausente no Brasil, eventualmente a estudar.
O nosso primeiro foi então buscar alguém a Vila Nova de Poiares. Um Poiares Maduro! Um homem com um currículo maior do que ele, um talento, uma sumidade. Porém, os meses passaram e a RTP tem andado de mal a pior. Agora o ministro Maduro actuou e, depois de vários meses de estudo, veio dizer-nos que a RTP tem demasiados gastos com os seus trabalhadores. Uma inesperada e surpreendente novidade! Uma perspicácia madura!
Entretanto, o ministro Maduro também nos disse que pela prestação do serviço público, a RTP vai deixar de receber a habitual indemnização compensatória a partir da transferência do Orçamento do Estado, para passar a receber financiamento público apenas por via da contribuição para o audiovisual, que os portugueses pagam através da factura da electricidade. Uma atrevida esperteza que faz com que os mesmos continuem a pagar! Uma perspicácia madura!
E nós, contribuintes ávidos de verdadeiras reformas e de verdadeiras correcções ao que precisa de ser corrigido, ficamos estupefactos com mais este Maduro a juntar a tantos outros que por aí circulam.