quinta-feira, 28 de julho de 2022

Birmingham, XXII Commonwealth Games

A XXII edição dos Jogos da Commonwealth começam hoje na cidade inglesa de Birmingham e vão decorrer até ao dia 8 de Agosto.
Esta competição desportiva iniciou-se em 1930 como os Jogos do Império Britânico, mas a sua designação evoluiu ao longo dos tempos em função das circunstâncias internacionais, passando a ser designados como os Jogos do Império Britânico e da Commonwealth, depois como os Jogos da Comunidade Britânica e, actualmente, são designados como os Jogos da Commonwealth
São um importante acontecimento desportivo, embora nunca tenham adquirido o prestígio dos Jogos Olímpicos ou de outras competições mundiais. Este ano está anunciada a competição em 25 modalidades e a participação de 71 países ou regiões, nomeadamente da África (19), da Ásia (8), das Caraíbas e Américas (20), da Europa (10) e do Pacífico (14). Uma das curiosidades destes Jogos é o facto dos quatro países que constituem o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) se apresentarem com equipas separadas, ao contrário do que acontece nos Jogos Olímpicos em que competem sob a bandeira da Grã-Bretanha.
Se estes Jogos são uma forma que os britânicos têm para afirmar a sua pretensa superioridade, também são uma forma de muitos antigos territórios coloniais mostrarem a sua igualdade, pelo que despertam muito interesse no antigo império britânico.
Hoje o famoso jornal The Times of India publica um anúncio de um quarto de página assinado pela Adani Sportsline a desejar os melhores resultados ao Team India e a celebrar “os nossos campeões”, não só pelas suas medalhas, mas pela sua dedicação de horas, dias, meses e anos “para trazer glória à Índia”.