quinta-feira, 9 de maio de 2019

O futebol é mesmo a grande festa inglesa

Disputaram-se nos últimos dias os dois jogos das meias-finais da Liga dos Campeões e, aconteceu o mais improvável, a mostrar que na alta competição futebolística não há vencedores antecipados. O Liverpool e o Tottenham vão ser os finalistas da prova, pois derrotaram o Barcelona e o Ajax que, que nos jogos da primeira mão tinham ganho vantagem. Num caso, a reviravolta ocorreu a cerca de dez minutos do fim e, no outro, aconteceu no último segundo. Em Liverpool a equipa local recuperou da derrota por 3-0 que averbara em Barcelona e eliminou a equipa de Messi, enquanto em Amesterdão e depois de estar com uma desvantagem de três golos, o Tottenham conseguiu eliminar o Ajax no 96º minuto. Algumas crónicas referem que os dois jogos foram memoráveis pela incerteza no resultado final e o jornal espanhol as escreve: Qué grande es la Champions! 
Nas 18 edições já realizadas neste século os espanhóis dominaram a Liga dos Campeões com 9 vitórias do Real Madrid e do Barcelona, enquanto os ingleses apenas ganharam a prova em três épocas: Liverpool (2004-2005), Manchester United (2007-2008) e Chelsea (2011-2012).
Portanto, vai acontecer uma vitória inglesa na edição de 2018-2019 da Liga dos Campeões e essa vitória faz todo o sentido, porque os ingleses têm o campeonato mais competitivo e um numeroso conjunto de boas equipas, como não há em nenhum outro campeonato. Eles jogam e lutam. Não simulam lesões nem procuram enganar os árbitros, como se faz por aqui .
Por isso, até nem surpreende que hoje também tenham sido apuradas as equipas do Arsenal e do Chelsea para a final da Liga Europa, isto é, os finalistas das duas maiores provas futebolísticas de clubes europeus são quatro equipas inglesas. Nunca tinha acontecido isto
É realmente notável a performance do futebol competitivo que tanto entusiasma os ingleses, no ano em que têm tido tantas amarguras com o Brexit!