sexta-feira, 20 de novembro de 2020

A cultura voltou às manchetes dos media

Quando meio mundo anda atordoado com a crise pandémica e com a eficácia das vacinas, há outro meio mundo que olha incrédulo para o que se passa nos Estados Unidos com o comportamento impróprio e indecente de Donald Trump. 
No meio dessa avalanche de preocupações, a cidade de Bilbau e o seu Museo Guggenheim decidiram promover uma grande exposição sobre a obra de Vasily Kandinsky (1866-1944), um artista russo que foi um dos pioneiros da abstracção na pintura. 
A exposição foi inaugurada hoje e vai manter-se até ao dia 23 de Maio, mostrando 62 das 152 obras que constituem a colecção de Kadinsky que a Fundação Solomon R. Guggenheim possui em Nova Iorque. O percurso do artista passou por Moscovo, Munique e Paris, tendo sido decisivo na sua carreira o apoio que teve do industrial Solomon R. Guggenheim que desde 1929 começou a coleccionar a sua obra, que depois doou à Fundação que constituiu em Nova Iorque em 1937. 
A notícia da inauguração desta exposição foi destacada pela imprensa basca como um importante evento cultural, nomeadamente no jornal El Correo de Bilbau, para o qual o director do museu declarou em entrevista que, apesar das visitas serem limitadas devido ao contexto pandémico que atravessamos, espera com confiança que esta situação seja ultrapassada. 
O que aqui se destaca é que, depois de tanto tempo com notícias decepcionantes, a cultura voltou às manchetes dos mass media, onde uma iniciativa cultural aparece destacada na primeira página dos jornais generalistas, coisa que não se via há muito tempo.