quinta-feira, 6 de maio de 2021

A pesca a gerar tensão nas ilhas do Canal

A ilha de Jersey tem uma área de 116 km2 e fica situada no canal da Mancha a cerca de 22 km da costa da Normandia francesa e a cerca de 160 km da costa sul da Inglaterra. Segundo o último censo, a ilha tem quase cem mil habitantes, sendo que metade dos quais nasceram foram da ilha, verificando-se que cerca de 8,2% da sua população nasceu em Portugal, o que faz dos portugueses a maior comunidade estrangeira da ilha.
Por vicissitudes históricas, a ilha não pertence à França, nem faz parte do Reino Unido, mas é uma dependência da coroa britânica.
Acontece que, ainda na sequência do Brexit, estão a surgir problemas na ilha por causa da pesca na sua área marítima. Os pescadores franceses sempre pescaram nas áreas de Jersey e de Guernsey, as chamadas “ilhas do canal”, tendo os seus direitos históricos ficado assegurados nos acordos do Brexit que, expressamente, garantiram que as embarcações de pesca dos países da União Europeia podem entrar nas suas águas, embora agora careçam de uma licença. As autoridades de Jersey parecem querer ter um maior controlo sobre os seus recursos de pesca e os pescadores franceses queixam-se que lhes estão a levantar uma longa lista de restrições para desincentivar a pesca nas suas águas. Assim, porque sentem os seus direitos ameaçados, cerca de oitenta embarcações francesas decidiram bloquear St. Helier, o principal porto da ilha, tendo do seu lado a ameaça de poder ser cortado o fornecimento de electricidade à ilha, que é fornecida a partir de França por três cabos submarinos. Nestas circunstâncias, Boris Johnson decidiu mandar sair de Portsmouth o HMS Severn e o HMS Tamar para monitorar a situação que, apesar da sua simplicidade, foi destacada na edição de hoje do The Times.