quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma grande festa futebolística ibérica

Daqui a algumas horas as selecções de futebol representativas de Portugal e de Espanha irão disputar um lugar na final do EURO 2012.
Os jornais portugueses e espanhóis parecem ter esquecido os problemas financeiros e económicos, a profunda crise social e o preocupante desemprego que estão a devastar psicologicamente a península Ibérica, para se concentrarem nesse embate futebolístico. Porém, esse jogo também está a despertar as atenções da imprensa internacional e as fotografias de Cristiano Ronaldo e de Andrés Iniesta, entre outras, ilustram as primeiras páginas de inúmeros jornais europeus, latino-americanos e asiáticos, como acontece por exemplo com o diário mexicano Estádio.
Mesmo que o futebol tenha uma dimensão secundária na vida da maioria de nós, não há dúvida que este jogo Portugal-Espanha que hoje se disputa na cidade ucraniana de Donetsk, é uma grande festa ibérica e é também um acontecimento mundial. Por via do futebol e da sua espectacularidade, os humilhantes discursos sobre os resgates e sobre as dívidas ibéricas ficarão esquecidos por algum tempo.
Muitos milhões de pessoas irão seguir o jogo pela televisão. Eu assim farei, com a esperança de que a equipa portuguesa atinja a final do EURO 2012, para alegria dos portugueses, que tanto merecem essa alegria.