quinta-feira, 13 de junho de 2019

António Guterres é referência mundial

António Guterres, o cidadão português que ocupa o cargo de secretário-geral das Nações Unidas foi escolhido pela revista Time para ilustrar a capa da sua última edição, a propósito da sua luta pela defesa do ambiente e do seu combate contra as alterações climáticas. Na fotografia utilizadada, António Guterres aparece de fato e gravata, com ar de poucos amigos e com água pelos joelhos, sendo essa imagem completada com as frases “oceanos a subir, residentes em fuga, aldeias a desaparecer. O nosso planeta está a afundar-se”.
A mensagem é objectiva e reflecte uma situação que começa a ser dramática, pela sucessão de acontecimentos meteorológicos anormais – ciclones devastadores, cheias torrenciais, incêndios florestais, secas severas, entre outras calamidades.
O Acordo de Paris celebrado em 2015 foi patrocinado pelas Nações Unidas e visou a redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global, mas o anúncio da saída dos Estados Unidos e as reticências do Brasil, são apenas algumas das dificuldades que estão a colocar em causa os objectivos do acordo.
A iniciativa da Time relança o problema das alterações climáticas que Guterres considera “a batalha das nossas vidas”. O tempo está a esgotar-se, o “planeta está a afundar” e essa realidade torrnou-se uma bandeira para o antigo primeiro-ministro português, pelo que foi escolhido para ilustrar a capa de uma das mais importantes revistas internacionais. Naturalmente, a escolha da Time agrada-nos e reforça o estatuto de figura mundial de António Guterres. Até agora apenas dois portugueses tinham aparecido na capa daquela prestigiosa revista: António Salazar em 22 de Julho de 1946 e António de Spínola em 6 de Maio de 1974. Agora foi o terceiro um terceiro António fez capa da Time.