terça-feira, 14 de julho de 2020

Um Dia da Bastilha inédito e com máscara


Hoje celebra-se a festa nacional francesa ou Dia da Bastilha, que assinala o histórico episódio do dia 14 de Julho de 1789 em que o povo da cidade de Paris se revoltou e tomou a Bastilha, uma fortaleza medieval que era utilizada como prisão. Com este acontecimento e o movimento popular que se gerou, iniciaram-se as grandes transformações que ficaram conhecidas como Revolução Francesa e que tiveram impacto no fim dos poderes absolutas das realezas, numa nova estratificação social e numa nova ordem internacional.
A tomada da Bastilha tornou-se o acontecimento mais simbólico da Revolução Francesa e celebra-se todos os anos com uma grande festa nacional em que se realizam paradas militares por todo o país, bem como arraiais, bailes populares e fogos-de-artifício, com particular destaque para o grande desfile militar que se realiza nos Campos Elísios, na cidade de Paris, a que assiste o Presidente da República. Tal como os americanos são fascinados pelo 4 de Julho de 1776, os franceses deslumbram-se com o 14 de Julho de 1789.
Porém, devido às actuais circunstâncias pandémicas, os festejos que hoje vão acontecer em França vão ser bem diferentes do habitual e, apesar de estarem previstos muitos desfiles militares, o jornal Ouest France que se publica em várias cidades da Bretanha, prevê que os militares, os paramilitares e os antigos combatentes franceses vão hoje desfilar, mas que irão aparecer de máscara. Sinais dos tempos.