quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A crise, a vaidade lusa e os Porsche

De acordo com as estatísticas divulgadas pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, no passado mês de Janeiro foram vendidos 6949 veículos ligeiros de passageiros em Portugal, o que representou uma quebra de cerca de 47,4% em relação ao mês de Janeiro de 2011. Esta quebra é um dos sinais mais evidentes da grave crise económica por que passamos e é o mais baixo valor de vendas do sector automóvel dos últimos 24 anos.
A informação da ACAP revela que em Janeiro de 2012 houve 33 marcas automóveis que fizeram vendas em Portugal, das quais 29 tiveram quebras nas vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto verificamos que quatro marcas venderam mais unidades em Janeiro de 2012 do que em Janeiro de 2011 – Land Rover, Lancia, Jaguar e Porsche.
Parece um paradoxo, pois trata-se de quatro das mais caras marcas comercializadas em Portugal, sendo de salientar que a Land Rover teve um crescimento das vendas de 152%, enquanto a Porsche aumentou as suas vendas em 60%!
Em tempo de grandes dificuldades, estes casos são um retrato da desigualdade nacional, não ajudam ao reforço da coesão social, mostram que o sacrifício não é igual para todos e são um mau contributo para a nossa recuperação económica. Porém, as lusitanas vaidades e o novo-riquismo continuam tão vivos como nos tempos da euforia e, mesmo em época de crise, ainda há quem não dispense este sinal exterior de riqueza que é circular por aí a pilotar um Porsche. Ou serão casos de sofisticado investimento e de antecipação a uma qualquer ventania que se aproxima?

A EDP também já está no "lixo"

Desde que o Estado vendeu a sua participação na EDP à China Three Gorges Corporation, que a empresa passou a ser objecto de um redobrado interesse por parte dos meios de comunicação social. Esse interesse é compreensível, porque a entrada dos chineses no capital da EDP significa um elevado grau de confiança em Portugal, mas também a decisão de passarem a dispor de uma plataforma empresarial na Europa, com ligações a ambas as margens do Atlântico Sul. Em paralelo com esta decisão, os chineses também evidenciaram interesse em outros sectores da nossa economia, como a banca, a rede eléctrica ou a indústria automóvel.
Com esta alteração societária, a porta da EDP abriu-se para a entrada de novos membros para o seu Conselho Geral e de Supervisão e, entre outros, arranjaram novos e bem remunerados empregos naquela casa, até “porque eram amigos dos chineses”, os experientes Catroga, Cardona, Pinto, Vieira e Macedo.
Entretanto, a agência de notação financeira Standard & Poor's decidiu rever em baixa o rating da EDP em dois níveis (de BBB para BB+), colocando-a na categoria de "lixo", em linha com o recente corte do rating da República Portuguesa.
Foi uma grande surpresa. Não se imaginava que, com a entrada dos chineses, nem com a entrada de tão experientes gestores do sector eléctrico, isto pudesse acontecer à EDP.
Eu até pensava que a Standard & Poor's sossegava, só por ver o iluminado Catroga na EDP.