domingo, 24 de outubro de 2021

Angola e Portugal com relações em alta

O processo da independência angolana foi longo, complexo e doloroso, tanto para os angolanos como para os portugueses, tendo ficado concluído no dia 11 de Novembro de 1975. As relações históricas e culturais entre os dois países anteviam um futuro de amizade e de cooperação, mas nem sempre assim aconteceu, porque as autoridades de Portugal e Angola entraram em rota de colisão demasiadas vezes, não percebendo que é muito mais importante o que aproxima os dois países, do que aquilo que os separa. 
Nos últimos tempos e com a presidência de João Lourenço, as relações entre Angola e Portugal parecem ter entrado numa nova fase e o Jornal de Angola, considerado o porta-voz do governo angolano, reflecte exactamente essa realidade.
Na sua última edição, o jornal destaca um debate virtual entre os presidentes de Angola e Portugal, no âmbito do Fórum Euro-África, publicando em primeira página as fotografias de João Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa, o que é um acontecimento de enorme significado político.
Disse João Lourenço que "tive a felicidade de durante este meu primeiro mandato termos sabido manter a um nível bastante alto as relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países, entre Angola e Portugal, a todos os níveis, incluindo a nível pessoal”, sublinhando que os relacionamentos pessoais ajudam a que isso aconteça e acrescentando que “nós soubemos construir ao longo dos anos essa mesma relação com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e com o primeiro-ministro António Costa”.
Aqui está, portanto, uma forma adequada de fazer política em nome dos povos irmãos de Angola e Portugal, como se deseja.