quinta-feira, 13 de setembro de 2018

V&A Dundee, o museu-orgulho da Escócia

No próximo sábado será inaugurado na cidade escocesa de Dundee uma sucursal do famoso Victoria & Albert Museum de Londres (V&A), com a qual a cidade espera criar um impacto cultural tão forte como o que foi criado pelo Museu Guggenheim Bilbao, um dos cinco museus que a Fundação Guggenheim tem no mundo.
O V&A Dundee será o primeiro museu de design da Escócia e o único museu V&A do mundo fora de Londres, tendo o objectivo de se tornar num centro internacional de referência no design e, em especial, nos campos da arquitectura, cerâmica, engenharia, moda, mobiliário, saúde, joalharia, têxteis e outras áreas.
O museu foi projectado pelo arquitecto japonês Kengo Kuma e localiza-se na margem esquerda do rio Tay, enquadrando-se na histórica zona marginal da cidade onde se situavam as velhas docas e que foi recentemente renovada. Aí se encontra o RSS Discovery, um ex-libris da cidade que é o histórico veleiro que no princípio do século XX levou Robert Scott e Ernest Shackleton para a exploração da Antártida.
O edifício tem uma geometria complexa que se inspira nas falésias da costa leste da Escócia e apresenta-se com duas formas piramidais invertidas que criam espaços e onde se sente a brisa marítima ou o vento mais fresco a assobiar. Inicialmente planeado para emergir das águas do rio Tay, foi depois construido em terra e o seu orçamento de 27 milhões de libras foi revisto para 45 milhões. No fim, a obra veio a custar 80 milhões de libras e a sua construção demorou quatro anos. Apesar destes contratempos e destas escorregadelas orçamentais, que não acontecem só por cá, os escoceses estão orgulhosos do seu novo museu, como hoje salienta o The Guardian.