sexta-feira, 17 de junho de 2016

O escândalo político continua no Brasil

Ao 34º dia do governo interino de Michel Temer, caiu mais um ministro brasileiro. Foi o terceiro desde que o actual governo entrou em funções e, é caso para dizer, que os escândalos se sucedem. Desta vez foi Henrique Alves, o Ministro do Turismo, que perante a denúncia de ter recebido a famosa proprina da Petrobras, decidiu pedir a demissão do seu cargo. Os jornais que tanto atacaram a Presidente Dilma Rousseff, levando ao seu afastamento e ao desencadeamento de um processo de impeachment, parece que estão agora a ver o imbróglio em que ajudaram a meter o Brasil, pois todos referem a demissão de Henrique Alves e o escândalo internacional que começa a ser esta novela política brasileira.
A sociedade brasileira está muito dividida e as consequências dessa divisão podem ser graves em todos os planos, sobretudo social e económico. Não havendo nenhuma acusação pela prática de crimes nem por práticas de corrupção, a ideia de que o afastamento de Dilma Rousseff teve fundamentos golpistas e teve em vista a tomada do poder por vias não eleitorais, ganha cada vez mais consistência na Europa. Aparentemente, há largos sectores da sociedade brasileira, uns de esquerda e outros de direita, que estão doentes e que perderam a noção da grandeza do seu país, usando todos os meios ilegítimos e ilegais para enriquecerem através de golpes e práticas corruptas. A notícia de hoje da Folha de S. Paulo aponta para mais este escândalo e para o beco sem saída que foi criado e, por isso, os brasileiros terão de rapidamente ir às urnas para escolher quem os governe.

CGD: o que mais nos irá acontecer?

Nos últimos anos temos sido confrontados com um verdadeiro assalto a tudo o que garanta poder e dinheiro, sobretudo bancos e empresas, numa acção executada por gente gananciosa e sem escrúpulos, muitas vezes disfarçada sob a capa de iluminadas competências de gestão. Ao longo de nove séculos de história, não há memória de alguma vez a Nobreza ou o Clero terem roubado o Povo e assaltado o país, como tem sido feito agora por uma nova classe de burlões, que pomposamente se classificam como empresários ou como gestores. Geralmente vieram da província, passaram por uma qualquer universidade onde conquistaram um qualquer canudo, inscreveram-se num partido político para ter emprego, primeiro no Estado ou até com um lugar subalterno no Parlamento e, depois, foi sempre a somar. Hoje são ricos e influentes, estando convencidos de pertencerem a uma qualquer elite ao exibirem as suas mansões, os seus carros e as suas viagens. 
As vergonhas já são tantas que nem vale a pena enumerá-las. Foram as privatizações ideológicas e os créditos mal avaliados. Foram os negócios e os favores, com a cumplicidade da imprensa e dos jornalistas que abdicaram do seu dever de informar e esqueceram o meu direito a ser informado. Os boys tomaram conta disto tudo. Há muitos milhões de euros que ninguém sabe onde estão, devorados no BPN e no BES, no BCP e no BANIF. Os responsáveis andam por aí. Acumulam cargos e cargos. Muitos continuam a enriquecer de forma obscura.
Agora saltou-nos ao caminho o caso CGD, a mesma entidade que numa conta de três ou quatro mil euros me roubou durante muitos meses e sem me avisar, cinco euros mensais para despesas de manutenção, ao mesmo tempo que distribuia milhões sob a forma de créditos aos amigos. Que promiscuidade. Que burla. Que vergonha. Não é caso para Comissões de Inquérito que não servem para nada. É mais um caso para a Justiça, para acabar com a impunidade e para que as fortunas indevidamente acumuladas sejam devolvidas por quem delas se apossou.

Lisboa e o feliz regresso dos jacarandás

Rua Castilho, em Lisboa
Os jacarandás floridos aí estão de volta e a dar cor e vida à cidade de Lisboa. Embora esta ano tivessem florido alguns dias mais tarde do que é o habitual, certamente devido às alterações climáticas, os jacarandás estão agora no seu esplendor e a desafiar os amantes da fotografia um pouco por toda a cidade, mas sobretudo nos sítios do costume, isto é, no Parque Eduardo VII, no Campo Pequeno, em Santa Apolónia, na avenida de D. Carlos I, na avenida 24 de Junho, na rua Rodrigo da Fonseca e em tantas outras ruas e avenidas.
É um verdadeiro festival de lilás a embelezar a cidade de Lisboa. As copas floridas das árvores deslumbram e, durante duas ou três semanas, oferecem um espectáculo de uma beleza singular, ao mesmo tempo que as pétalas que se libertam formam verdadeiros tapetes lilases que cobrem as ruas e as avenidas. Em boa verdade, o jacarandá merece um estatuto especial na cidade e bem poderia ser um dos seus ex-libris, tal como o Tejo, os corvos e a sardinha, o fado e os santos populares, o cacilheiro ou a Torre de Belém.
É certo que os jacarandás e as suas flores provocam alguma irritação nos automobilistas que estacionam nas proximidades pois tendem a manchar os seus automóveis, mas isso é muito pouco perante tão sugestivo espectáculo de cor. Viva o jacarandá!