segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Brasil: novo Presidente e nova esperança

Depois da sua vitória nas eleições presidenciais de 30 de outubro de 2022 e de muita contestação promovida pelo candidato derrotado, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse ontem em Brasília como o 39º Presidente da República Federativa do Brasil. Uma onda de esperança e de alegria percorre um país que o ex-presidente Jair Bolsonaro instrumentalizou e radicalizou na linha do que fizera Donald Trump nos Estados Unidos. Porém, ninguém ignora que o Brasil é um país muito dividido e que o novo presidente está perante o desafio de unir a sociedade brasileira, de vencer a pobreza e a desigualdade e de restituir o prestígio internacional ao país. “Não existem dois Brasis. Somos apenas um país e uma grande nação”, disse.
O cerimonial da posse do novo presidente teve diversos actos protocolares e dois discursos, um deles de cunho institucional no Congresso perante as autoridades nacionais e, um outro no Parlatório do Palácio da Alvorada, que foi dirigido à multidão, ambos muito críticos quanto ao passado recente do Brasil, mas ambos muito emocionais, muito pragmáticos e cheios de esperança.
Segundo a tradição brasileira, a faixa presidencial que simboliza o poder deveria ter sido entregue a Lula da Silva por Jair Bolsonaro, mas este recusou-se a cumprir o ritual democrático da transmissão do poder no alto da rampa de acesso ao Palácio do Planalto e ausentou-se para a Florida, onde se instalou num resort pertencente a Donald Trump. Ficou no ar a incerteza sobre quem entregaria a faixa presidencial a Lula da Silva, mas a atitude de Bolsonaro acabou por originar uma das mais extraordinárias cerimónias da história republicana brasileira, pois Lula da Silva recebeu a faixa presidencial “directamente” do povo brasileiro, através de oito pessoas representando a sua diversidade: um cacique indígena de 90 anos de idade, um metalúrgico, uma cozinheira, um professor, uma criança negra, um artesão, um influenciador digital com paralisia cerebral e uma mulher catadora de materiais recicláveis do lixo urbano para serem reciclados. Foi esta mulher chamada Aline Sousa, negra, com 33 anos de idade e mãe de sete filhos que colocou a faixa presidencial a Lula da Silva.
O jornal O Estado de S.Paulo ilustra a tomada de posse de Lula da Silva com uma fotografia alusiva à entrega da faixa presidencial. Agora, aqui desejamos que o Brasil seja próspero, pacífico e feliz.