domingo, 8 de março de 2020

A campanha eleitoral americana começou


As eleições presidenciais americanas realizam-se no dia 3 de Novembro de 2020, o que quer dizer que faltam menos de oito meses para que seja conhecido o futuro presidente dos Estados Unidos e que a campanha eleitoral vai entrar na sua fase mais intensa e mais decisiva.
As eleições primárias do Partido Democrata já começaram e nesta altura aparecem destacados os candidatos Joe Biden com 664 delegados eleitos e Bernie Sanders com 573 delegados designados, mas qualquer deles precisa de reunir 1991 delegados para garantir a nomeação do seu partido, sendo por agora imprevisível saber quem vai enfrentar o candidato republicano. No Partido Republicano, para além de Donald Trump que se vai recandidatar e quer ser reeleito, também há vários candidatos como por exemplo Bill Weld, o antigo governador do estado de Massachusetts.
As campanhas eleitorais nos Estados Unidos foram o berço da Sociologia Política, não só no que respeita à eficácia das suas mensagens, mas sobretudo no que se refere às formas de manipulação dos perfis dos candidatos e do estudo das formas de sedução do eleitorado. Os estados-maiores de todos os candidatos trabalham arduamente na criação de truques, hoje chamadas fake news, destinadas a valorizar os seus candidatos e a desvalorizar os candidatos adversários. 
Tudo isto vem a propósito da última edição da revista The New Yorker, que se dedica há quase um século à cobertura da vida cultural da cidade de Nova Iorque e que utiliza o humor nas suas apreciadas críticas, ensaios, reportagens e ilustrações. Pois esta revista, também entrou em campanha e a propósito do uso de máscaras para evitar o contágio do Covid-19, decidiu escolher para a sua capa a imagem de um Donald Trump ignorante e burgesso, que não sabe usar a máscara para se proteger do Covid-19, mas que insiste em querer ser presidente dos Estados Unidos. 
O facto é que, por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras...