As eleições
presidenciais americanas realizam-se no dia 3 de Novembro de 2020, o que quer
dizer que faltam menos de oito meses para que seja conhecido o futuro
presidente dos Estados Unidos e que a campanha eleitoral vai entrar na sua fase
mais intensa e mais decisiva.
As eleições
primárias do Partido Democrata já começaram e nesta altura aparecem destacados os
candidatos Joe Biden com 664 delegados eleitos e Bernie Sanders com 573
delegados designados, mas qualquer deles precisa de reunir 1991 delegados para
garantir a nomeação do seu partido, sendo por agora imprevisível saber quem vai
enfrentar o candidato republicano. No Partido Republicano, para além de Donald
Trump que se vai recandidatar e quer ser reeleito, também há vários candidatos
como por exemplo Bill Weld, o antigo governador do estado de Massachusetts.
As campanhas
eleitorais nos Estados Unidos foram o berço da Sociologia Política, não só no
que respeita à eficácia das suas mensagens, mas sobretudo no que se refere às
formas de manipulação dos perfis dos candidatos e do estudo das formas de
sedução do eleitorado. Os estados-maiores de todos os candidatos trabalham
arduamente na criação de truques, hoje chamadas fake news, destinadas a valorizar os seus candidatos e a
desvalorizar os candidatos adversários.
Tudo isto vem a propósito da última
edição da revista The New Yorker, que se dedica há quase um século à cobertura da
vida cultural da cidade de Nova Iorque e que utiliza o humor nas suas
apreciadas críticas, ensaios, reportagens e ilustrações. Pois esta revista, também entrou em campanha e a
propósito do uso de máscaras para evitar o contágio do Covid-19, decidiu
escolher para a sua capa a imagem de um Donald Trump ignorante e burgesso, que não
sabe usar a máscara para se proteger do Covid-19, mas que insiste em querer ser
presidente dos Estados Unidos.
O facto é que, por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras...
O facto é que, por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras...