quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

A Super Lua inspira a arte fotográfica

Ontem a Lua esteve em fase de Lua cheia e foi possível observá-la maior e mais brilhante do que é habitual porque, dizem os astrónomos, o astro nestas situações aparenta ser 14% maior e 30% mais brilhante do que a habitual Lua cheia. Assim, a gíria chama a esta situação a Super Lua, uma vez que a Lua cheia está centrada no perigeu e no seu ponto mais próximo da Terra, apesar de estar a cerca de 256.761 quilómetros de distância do nosso planeta.
Milhões de pessoas em todo o mundo observaram o fenómeno que, em Lisboa, foi bem visível. Muitos milhares de fotógrafos, profissionais ou amadores, foram atraídos por este fenómeno e captaram a fotografia da luminosa Lua nos mais diversos e imaginativos enquadramentos estéticos.
Uma pesquisa no google oferece-nos dezenas de belas imagens em que podemos observar o brilho daquele círculo enquadrado por monumentos, edifícios, paisagens, aviões e outros elementos bem curiosos. Alguns jornais internacionais trataram de publicar essas interessantes fotografias nas capas das suas edições. Aqui destacamos o La Vanguardia de Barcelona, que publica uma fotografia da estátua de Cristóvão Colombo nas famosas Las Ramblas (com uma atrevida gaivota pousada na cabeça do navegador), que contrasta com o imponente brilho da Super Lua.