terça-feira, 12 de abril de 2022

A imponência da Semana Santa em Málaga

A Espanha tem uma forte tradição religiosa e cultural em torno da Semana Santa, durante a qual se presta homenagem e devoção à Paixão de Jesus Cristo na última semana da Quaresma, que antecede a Páscoa. As inúmeras irmandades católicas espanholas organizam monumentais procissões de penitência pelas ruas de quase todas as cidades e vilas, sobretudo na Andaluzia e, em especial, nas cidades de Sevilha, Málaga, Granada e Jerez de la Frontera. 
Nessas procissões incorporam-se os pasos, que são semelhantes a carros alegóricos que suportam esculturas de santos ou cenas da Paixão de Cristo, que por vezes existem há séculos e são guardados durante o ano pelas irmandades. Alguns desses pasos ou tronos pesam mais de cinco toneladas e são carregados por mais de 250 membros da irmandade ou irmãos, que usam uma vestimenta especial que consiste de uma túnica ou manto, com ou sem capuz com ponta cónica, sendo acompanhados por bandas de música que executam marchas adequadas.
A Semana Santa de Málaga é celebrada desde há mais de cinco séculos e foi declarada em 1965 como Festival de Interesse Turístico Internacional, sendo famosa em toda a Espanha. Durante a Semana Santa Malaguenha as 42 irmandades existentes na cidade organizam 45 procissões pelas ruas da cidade e a imponência das cerimónias atrai milhões de visitantes, segundo informa um texto oficial.
A edição de hoje do jornal Sur, o mais conhecido diário malaguenho, dedica toda a sua primeira página à Procissão da Segunda-Feira Santa que se realizou ontem, na qual se pode observar a presença de milhares de pessoas.