sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Bolsonaro ameaça a América Latina

A revista britânica The Economist olhou para o Brasil e escolheu Jair Bolsonaro para tema de capa da sua edição desta semana, definindo-o como "a última ameaça latino-americana" e classificando a sua eventual vitória nas eleições de 7 de Outubro como "um desastre".
O candidato do Partido Social Liberal representa a extrema-direita brasileira e lidera as sondagens presidenciais, afirmando-se um admirador do ditador Augusto Pinochet e sendo comparado a Donald Trump e à sua  insensatez política e social que tanto ameaça a paz no mundo. É uma verdadeira ameaça para o Brasil e para a América Latina.
Jair Bolsonaro é mesmo um perigo, como mostra a sua longa carreira política, mas o seu currículo está cheio de afirmações controversas, que vão desde a defesa da tortura e da ditadura militar, até à esterilização dos pobres. A revista realça os anos de convulsão por que o Brasil tem passado, com os seus problemas endémicos de corrupção, a enorme violência que grassa no país e uma recessão económica que afecta o emprego, que reduz o rendimento e que aumenta a pobreza.
Na aritmética eleitoral Bolsonaro deverá vencer a 1ª volta das eleições, mas terá que disputar uma 2ª volta no dia 28 de Outubro com Fernando Haddad, Ciro Gomes ou Geraldo Alckmin. O que se espera é que os brasileiros saibam rejeitar os reais perigos do bolsonarismo e das suas orientações radicais e escolham um candidato democrático e com um projecto de progresso para o Brasil.