O Grupo José de
Mello Saúde tem uma intervenção muito importante no sector da saúde em
Portugal, ao gerir dois hospitais públicos em regime de PPP e 14 unidades de
saúde privadas, incluindo 5 hospitais e, segundo anuncia, dispõe de um
total de 1430 camas, realiza mais de 1,8 milhões de consultas por ano e mais de
500 mil urgências. O Grupo iniciou a sua actividade em 1945 com vocação para a
prestação de cuidados de saúde aos 80 mil empregados do Grupo CUF e seus
familiares, o que significa que completou agora 70 anos de idade. O tempo correu e as circunstâncias alteraram-se, mas o Grupo
conserva uma estrutura familiar herdada do seu fundador e, por isso, os seus principais
dirigentes decidiram celebrar essa data e, entre outras iniciativas,
encomendaram uma campanha de publicidade institucional à agência BAR.
Essa campanha
publicitária que tem aparecido na imprensa, mas também em mupis e cartazes
espalhados pela cidade de Lisboa, é muito criativa e parece cumprir o objectivo
de dar notoriedade, valorizar a imagem e reforçar a confiança na marca.
Não anuncia bens nem serviços. Partindo da mensagem “a prática faz a perfeição”, a campanha utiliza como
protagonistas alguns dos próprios médicos do Grupo CUF. Assim, escolheu seis médicos especialistas que representam a experiência acumulada do corpo
clínico das unidades CUF, cujas imagens mostram diferentes momentos da sua
vida profissional. Entre esses dois momentos do passado e da actualidade, que
são atestados por fotografias, a mensagem quantifica as milhares de
intervenções cirúrgicas de todos os tipos ou partos assistidos que justificam
“a experiência acumulada” e a confiança dos utentes e da sociedade em geral.
É uma grande
campanha de publicidade institucional, isto é, não apela ao consumo como faria
a publicidade comercial, mas reforça a reputação e a credibilidade da
instituição e, consequentemente, a confiança dos seus utentes.