segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Mais uma medalha que chega de Tóquio

Ao nono dia de provas olímpicas pudemos começar a controlar o nosso stress porque o nosso país já tem uma segunda medalha olímpica, o que significa que no nosso historial olímpico já estamos ao nível do que é habitual, isto é, com 25 participações os nossos atletas ganharam 26 medalhas. Não são muitas, nem poucas, mas é o que tem sido possível.
Esta segunda medalha foi ganha ontem por Patrícia Mamona, a mais elegante participante na final da prova do triplo salto, que se classificou em segundo lugar e bateu o seu record nacional com 15,01 metros, numa prova muito bem disputada que foi ganha por uma super-atleta venezuelana. Toda a imprensa portuguesa salientou a proeza de Patrícia Mamona e o jornal O Jogo referiu-se-lhe com a frase “asas de prata”.
O sucesso da atleta portuguesa trouxe muita satisfação a quem acompanha as provas olímpicas não só pelo resultado desportivo que conseguiu, mas também pelo equilíbrio e sensatez das suas declarações à comunicação social.
Patrícia Mamona já dera algumas alegrias ao desporto português e em 2016 classificara-se em 6º lugar na prova do triplo salto nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Agora conquistou a medalha olímpica de prata e disse: ”Estava muito confiante na qualificação, muito tranquila e sabia que este momento era muito especial para mim. São cinco anos a trabalhar para este momento. Estou orgulhosa. Estou orgulhosa de todos nós. Portugal é um país pequeno, mas conseguimos fazer coisas grandes. Estou muito emocionada”.
Nós aplaudimos esta grande campeã!