domingo, 26 de junho de 2016

Que venha o futebol para animar o povo

O ambiente de euforia e de entusiasmo que tem sido criado de uma forma algo desproporcionada à volta do Europeu de Futebol que se está a realizar em França, teve ontem à noite um momento de grande espectáculo já depois das 22 horas. Jogava-se o jogo Portugal-Croácia dos oitavos de final. Era uma partida muito equilibrada, onde o receio pelo valor do adversário parecia ser a táctica de cada uma das equipas. Jogaram-se 90 minutos sem arte e sem golos. Houve necessidade de fazer um prolongamento de 30 minutos para tentar resolver a questão. Ao minuto 117º, quando já se esperava por uma decisão através dos pontapés de grande penalidade, numa jogada simples mas muito eficaz, a equipa portuguesa meteu um golo por intermédio de Ricardo Quaresma. Foi o delírio!
Em tempos de notícias desagradáveis como são a decisão britânica de abandonar a União Europeia ou a situação melindrosa da CGD, esta vitória futebolística serve para animar o povo que sofre e labuta e que, ainda por cima, vai pagar todas as poucas vergonhas feitas na CGD, tal como tem vindo a pagar tudo o que se evaporou no BPN, no BES e no Banif, enquanto os responsáveis continuam sem ser chamados a prestar contas pelas suas incompetências, leviandades e abusos. É natural, portanto, que toda a imprensa portuguesa celebre hoje a vitória sobre a Croácia e o golo de Quaresma. E, nestas coisas, também não há que iludir a minha própria realidade, isto é, uma coisa é a crítica aos excessos dos jornalistas e dos comentadores geralmente medíocres, outra coisa é a minha participação nesta alegria que o futebol ainda proporciona aos portugueses.
Entretanto, no mesmo dia, um português chamado Fernando Pimenta tornou-se campeão europeu de canoagem. Ninguém falou nisso...