terça-feira, 23 de junho de 2020

Estaremos já na segunda vaga do covid-19?


Na sua edição de hoje, o jornal La Voz de Galicia escolheu para manchete os retrocessos que se estão a verificar na situação epidemiológica, na região de Huesca da comunidade autónoma de Aragão e… na região de Lisboa, o que fez com que algumas medidas de desconfinamento que já tinham sido adoptadas, tivessem sido revertidas. Esta situação parece corresponder a casos pontuais de contágios muito localizados, mas também pode significar que os sinais de uma segunda vaga da epidemia estão a chegar, pelo que as autoridades sanitárias pedem que a população tenha todos os cuidados. No caso da área metropolitana de Lisboa foi decidido intensificar o controlo e a vigilância policial, proibir as festas ilegais, as reuniões com mais de dez pessoas e passar a aplicar multas. ”Não podemos permitir que, por irresponsabilidade de alguns, deitemos pela borda fora o trabalho e o sacrifício que os portugueses fizeram nos últimos três meses”, disse o primeiro-ministro.
O facto é que a situação está para durar e nada, ou muito poucas coisas, vão ser como dantes. O covid-19 já deixou marcas profundas na sociedade portuguesa, não só com os 1.534 óbitos e quase quarenta mil infectados que provocou, mas também com a grave recessão económica, o crescente desemprego, o aumento da pobreza e a corrida à ajuda alimentar.
Alguns indivíduos que gostam de aparecer na televisão e que se julgam comentadores, parece que ainda não perceberam as dificuldades e as incertezas dos tempos que correm e desatam a criticar tudo o que é feito, em vez de terem um discurso pedagógico dirigido à população e de apoio a quem está na primeira linha deste duro combate. Irresponsavelmente! Porém, o que impressiona é o tempo e o espaço que as televisões dão a estes "treinadores de bancada". Já não posso ouvir esses marques-mendes que por aí andam.