sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A luta contra a pirataria no golfo da Guiné

Um incidente ocorrido nas águas do golfo da Guiné em que esteve envolvida a fragata dinamarquesa HDMS Esbern Snare (F342), teve honras de primeira página no Jyllands-Posten, o jornal de maior tiragem da Dinamarca, que tem a sua sede na cidade de Aarhus.
Desde o passado mês de Outubro que aquele navio se encontra em missão no golfo da Guiné, a área que vai desde o Senegal até Angola e que é a região do mundo onde a pirataria marítima actualmente está mais activa, pois no ano passado ali ocorreram 22 incidentes em que foram raptados 130 tripulantes. Daí tem resultado um esforço internacional para combater esse tipo de criminalidade marítima que tem sido liderado pela União Europeia e na qual têm estado envolvidos meios navais de diversos países, incluindo Portugal.
A fragata dinamarquesa HDMS Esbern Snare detectara uma embarcação suspeita e lançou o seu helicóptero em direcção ao local, tendo verificado que era uma lancha com oito homens e com vários utensílios associados à pirataria, incluindo escadas de abordagem, que se aproximava de navios mercantes. Quando anoiteceu a fragata lançou os seus botes insufláveis rápidos (Rigid-Hulled Inflatable Boat ou RHIB) com pessoal dos fuzileiros dinamarqueses para interceptar a embarcação suspeita, mas esta decidiu não obedecer ao pedido para que parassem para serem vistoriados e respondeu aos tiros de aviso, com tiros feitos directamente às RHIB dinamarquesas. Do confronto que se seguiu, resultaram quatro piratas mortos, enquanto os outros quatro foram capturados, sem que qualquer fuzileiro dinamarquês tivesse sido ferido.
Segundo refere o jornal, foi o baptismo de fogo dinamarquês no golfo da Guiné e foi um caso que foi destacado no maior jornal do país, a mostrar como as actividades navais são acompanhadas pela imprensa dinamarquesa, porque interessam aos leitores e porque são estimulantes para quem anda envolvido em missões de risco.