segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Futebol como símbolo da identidade basca

O País Basco está em festa! O seu Athletic Bilbao FC, que é um símbolo da identidade basca por não aceitar atletas “não nascidos, não desenvolvidos ou sem ascendência no País Basco”, ganhou ontem em Sevilha a Supercopa de España de Fútbol 2021 ao bater o famoso Barcelona FC e o seu astro Lionel Messi. 
O futebol é um fenómeno que potencia paixões em todo o mundo e essa paixão tem em Espanha uma das suas máximas expressões. As grandes equipas representam mais do que os aspectos desportivos ou as rivalidades futebolísticas, pois são vistas como os símbolos dos regionalismos e dos nacionalismos, sobretudo na Catalunha e no País Basco, mas também em outras regiões autónomas espanholas. 
O principal clube do País Basco é o Athletic Bilbao FC que foi fundado em 1898 e que no seu historial tem oito vitórias no Campeonato de Espanha e vinte e quatro triunfos na Copa do Rei de Espanha, mas que na realidade tem vivido sempre ofuscado pela hegemonia do Real Madrid e do Barcelona FC, que são dois dos mais famosos clubes do mundo. Porém, este ano o Athletic bateu aquelas duas equipas e ontem levantou a supertaça. David venceu Golias. Todos os jornais bascos, designadanente El Correo, ocuparam a sua primeira página e escreveram: Ni Barça ni Madrid… Athletic! 
A fotografia escolhida para ilustrar as edições da imprensa basca mostra bem a euforia e o orgulho que, justificadamente, invadiram Bilbau e todo o País Basco.