quarta-feira, 30 de março de 2011

Fogos florestais

Chegou a Primavera e começou a preparação das campanhas para a prevenção e combate aos fogos florestais, em que se destacam sempre as intervenções dos "caça-níqueis" da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Ignorando a grave situação financeira do país, estas duas organizações continuam a exigir mais meios e mais dinheiro para combater os fogos florestais, numa verdadeira atitude de chantagem. Não resistem ao dinheiro. Não resistem a alimentar os interesses instalados. Ora, quando há riscos, há imprevistos e, assim, é óbvio que os meios são sempre escassos. Por isso, nas actuais circunstâncias, este tipo de reivindicações tornam-se ridículas e irresponsáveis.
Ajustem os meios às necessidades e “não me peçam mais dinheiro”. Organizem-se e poupem mais. Adoptem boas práticas. Dêem exemplos de boa utilização dos meios. Sejam responsáveis. Ajudem o país. É em período de dificuldades que se inova e se criam oportunidades.
Com o prestígio de que ainda vão gozando na sociedade portuguesa, prestem um verdadeiro serviço público, contribuindo para a sensibilização e mobilização das populações, assim como para a adopção de políticas de prevenção. Ajudem a aplicar a lei relativa à limpeza da floresta e a promover a criação de pequenas empresas de limpeza florestal mas, por razões eleitorais e pelo hábito de se encostarem ao orçamento do Estado, pouco fazem nessa matéria. Mas não me peçam mais dinheiro!
Era bom que se fizesse um balanço sobre tudo isto…