domingo, 18 de fevereiro de 2024

Em memória da luta de Alexei Navalny

As autoridades russas anunciaram a morte numa prisão siberiana de Alexei Navalny, um advogado que foi líder da oposição russa e que ganhou notoriedade por organizar protestos contra Vladimir Putin e o seu governo, denunciando a corrupção nas estruturas estatais russas. Tendo sido objecto de uma tentativa de envenamento em 2020, veio a ser tratado na Alemanha e, após a sua recuperação, teve a coragem de regressar à Rússia, onde não ignorava que viria a ser perseguido, preso e sujeito a severas condições prisionais. A sua morte não surpreendeu ninguém, mas foi um duro golpe para aqueles que, no interior ou no exterior, o consideravam o rosto da luta contra Putin e que anseiam pela democratização da Rússia e pelo contributo russo para o apaziguamento internacional. A imprensa europeia tratou a morte de Navalny como um assassinato ordenado por Putin: “Putin must pay for Navalny murder” (The Daily Telegraph), “Navalny, omicidio de Stato” (La Reppublica) ou “Alexei Navalny, tué par Poutine” (Libération). Porém, a imprensa americana é menos objectiva e não faz acusações, limitando-se a anunciar a morte de Navalny, o adversário de Putin: “Top Putin critic Navalny dies in prision (The Wall Street Journal), “A sudden, predictable death for Alexei Navalny” (The Washington Post) ou “Navalny, thorn in Putin’s side, dies in Artic prison” (The New York Times).
Independentemente de se saber se a morte de Navalny foi acidental, promovida pelo regime de Putin ou ordenada pelo próprio Putin, é necessário enquadrá-la na cultura da violência política russa que vem desde Catarina II, a Grande, que em meados do século XVIII terá mandado assassinar o imperador Pedro III, seu marido, para se tornar na poderosa Imperatriz de Todas as Rússias.
Em quaisquer circunstâncias, quem defende a democracia e a liberdade, mas também o fim da guerra na Ucrânia, só tem que se curvar perante a memória de Alexei Navalny.

Arte e modernidade na cidade de Vigo

A cidade galega de Vigo inaugurou o ascensor Halo de Vigo, uma obra que custou 16 milhões de euros e responde a uma necessidade urbana, mas também acrescenta um valor artístico e arquitectónico à cidade. Apesar da região da Galiza estar em tempo de eleições regionais, a imprensa regional destacou a entrada ao serviço deste ascensor e o jornal Faro de Vigo foi um dos jornais que publicou a sua fotografia em primeira página.
Depois de 16 meses de trabalhos de construção e de alguns adiamentos de prazos, a obra foi inaugurada e a população acorreu à experimentação do novo equipamento, que é uma atracção e já é o novo ícone arquitectónico da cidade. Trata-se de um ascensor panorâmico que vai permitir ultrapassar um desnível de 50 metros entre a parte baixa e a parte alta da cidade, evitando “un rodeo de unos dos kilómetros”. O ascensor dispõe de dois elevadores com capacidade para 17 pessoas cada um, que percorrem os 50 metros de desnível em menos de 30 segundos e que ligam a uma passadeira circular que permite que os peões desfrutem da vista da cidade e da ria de Vigo, isto é, permite a mobilidade pedonal, serve de miradouro sobre a ria e irá transformar-se numa nova atracção da cidade. A estética do novo equipamento é ainda valorizada pela sua silhueta nocturna, pois está dotado de um sistema de iluminação que permite mostrar cores diversas e ajustadas a diferentes situações, o que é uma atracção adicional para o Halo de Vigo.
As cidades procuram cada vez mais potenciar os seus factores de atractividade e de modernidade através de edifícios e de equipamentos de valor arquitectónico.

Diogo Ribeiro é o nosso maior campeão!

Depois de ter vencido a prova dos 50 metros mariposa nos 2024 World Aquatics Championships, que se estão a disputar em Doha, no Qatar, o nadador Diogo Ribeiro ganhou ontem a prova de 100 metros mariposa. 
Não se imaginava que a natação portuguesa se distinguisse no plano internacional, mas estes sucessos talvez sejam os mais brilhantes resultados alguma vez alcançados pelo desporto português. Que me desculpem todos os grandes ídolos que estão sentados na galeria dos mais famosos desportistas portugueses, como Carlos Lopes e Rosa Mota, Alves Barbosa e Joaquim Agostinho, Fernamdo Pimenta e Teresa Portela, Eusébio e Cristiano Ronaldo, Fernando Adrião e António Livramento e tantos outros mais, mas Diogo Ribeiro é mesmo um caso singular.
Luís de Camões, o nosso poeta maior, escreveu na estância III do Canto I d’Os Lusíadas os versos seguintes:

Cesse tudo o que a Musa antiga canta / Que outro Valor mais alto se alevanta.

Estes versos aplicam-se, sem grande exagero, ao nadador de Coimbra que se tornou bicampeão mundial de natação e que, de facto, é “um valor mais alto que se alevanta”. Todos podemos gritar: Bravo!!! O jornal A Bola que se distingue por ser a bíblia do futebol e por se esquecer demasiadas vezes das outras modalidades desportivas, destacou na sua edição de hoje o extraordinário sucesso de Diogo Ribeiro e até alterou o layout da sua edição. Viva Diogo Ribeiro, que é o nosso maior campeão!