segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Lula regressa à presidência do Brasil

As mais disputadas eleições presidenciais da história do Brasil realizaram-se ontem e ganhou Luiz Inácio Lula da Silva com 50,90% dos votos, que recebeu 60,3 milhões de votos e superou os 58,2 milhões de votos recebidos pelo actual presidente Jair Bolsonaro, isto é, com uma margem de pouco mais de dois milhões de votos num universo de mais de 156 milhões de eleitores.
Depois de ter governado o país entre 2003 e 2010, a partir do dia 1 de Janeiro de 2023 Lula da Silva voltará ao Palácio do Planalto para dirigir os destinos do Brasil e, como anuncia hoje o jornal carioca Extra, o Brasil “bota o retrato do Lula outra vez”.
No seu discurso de vitória, Lula disse que “o Brasil está de volta” na defesa do combate às alterações climáticas e na recolocação do Brasil no patamar internacional que lhe é devido, apelou à necessária reconciliação nacional e prometeu declarar o combate à pobreza como a sua principal prioridade.
Um dos seus desafios será o de encontrar formas para atenuar os efeitos da bipolarização que marcou os últimos anos da política brasileira, em que a presidência de Jair Bolsonaro acumulou demasiados erros e muitas polémicas, umas de natureza interna como foi a forma irresponsável como tratou a epidemia de covid-19, mas outros de ordem externa como foi o seu apoio a Donald Trump e o seu crescente isolamento internacional.
Ganhou a Democracia e o Brasil está de parabéns. Há uma onda de esperança na sociedade brasileira, mas também há um elevado grau de insatisfação das hostes bolsonaristas, pelo que o desafio de Lula da Silva será unir e pacificar os brasileiros. Só falta saber o que pensa e diz o derrotado Jair…