terça-feira, 12 de janeiro de 2021

As vacinas, o Natal e o relaxamento social

Os países ibéricos estão a passar por um acentuado agravamento da crise pandémica nos últimos dias e alguns especialistas atribuem esta situação a algum relaxamento que se verificou durante o período de Natal, embora não haja unanimidade a esse respeito. 
Em Espanha passou-se a mesma situação e o jornal catalão La Vanguardia chama-lhe relajación de la Navidad, enquanto o Diário de Cadiz refere la resaca de Navidad. As autoridades sanitárias portuguesas atenuaram as medidas de confinamento no Natal mas os resultados foram decepcionantes, o que tem servido para que alguns comentadores e os políticos do costume tenham espaço e tema para falar, abusando do habitual argumento de que “eu tinha avisado”, mesmo quando não tinham avisado nada. O facto é que a chamada terceira vaga chegou pelo que, nos próximos dias, são de esperar algumas medidas mais severas de confinamento. 
As notícias da chegada das primeiras vacinas geraram uma natural onda de euforia e terá sido essa euforia, mais que a animação de Natal, que deram origem à relaxação portuguesa e à la resaca de Navidad espanhola. Porém, o que nos interessa é que a pandemia esteja em vias de regredir rapidamente para que possamos recuperar o nosso modo de vida, sem medo, sem máscara e sem distanciamento social.