sexta-feira, 31 de maio de 2019

A grande festa de aniversário da Airbus

Foi no dia 29 de Maio de 1969 que nasceu a Airbus resultante da fusão de algumas empresas aeronáuticas francesas, alemãs, inglesas e espanholas agrupadas no consórcio European Aeronautic Defence and Space Company.
Cinquenta anos depois, a maior aventura industrial da Europa gerou o maior construtor mundial de aviões e a cidade de Toulouse tornou-se a capital mundial da aeronáutica. No seu percurso aconteceram muitas perpécias ditadas pela rivalidade com as construtoras americanas Boeing e Mc Donnell Douglas que dominavam o mercado, mas a Airbus venceu todas as suas dificuldades e detém actualmente uma quota de mercado que até há bem pouco tempo era impensável - metade das vendas e das encomendas de novos aviões comerciais.
A Airbus festejou a passagem do seu 50º aniversário e fez voar sobre a cidade de Toulouse toda a sua família, desde o pioneiro A300B que fora apresentado em 1969 no salão aeronáutico de Bourget, passando pelo bem sucedido projecto do A320 que hoje é fabricado em seis países, até ao A380 que é o maior avião comercial do mundo e ao novíssimo A 350.
Hoje o sucesso e a performance da Airbus traduzem-se no emprego de 130.000 pessoas, numa produção anual da ordem dos 880 aparelhos e, em fins de Abril de 2019, numa carteira de encomendas de 7.287 novos aviões. As suas estimativas apontam para a produção de 37.000 aviões até 2039!
Poucas iniciativas como esta são tão demonstrativas da força que tem a união europeia e a União Europeia. O jornal La Dépêche du Midi, que se publica em Toulouse, destacou com desenvolvida reportagem esta importante efeméride.