sábado, 24 de agosto de 2019

O ataque aos fogos na selva boliviana

Os trágicos incêndios que estão a devastar a Amazónia e a angustiar o mundo, não estão a acontecer apenas no Brasil, pois também estão a afectar a Bolívia, sobretudo na Chiquitania, que é a região mais oriental do país e que faz fronteira com o Brasil e com o Paraguai.
Porém, enquanto Jair Bolsonaro tem alimentado a polémica, ao negar as evidências e ao retardar as medidas necessárias, o seu colega boliviano Evo Morales tomou medidas imediatas e, uma delas, foi a decisão de contratar o  Boeing 747 da empresa americana Global Super Tanker Services, que tem a sua base em Colorado Springs e que é considerado o maior avião de combate a incêndios do mundo, pois pode transportar 74 toneladas de água e de retardante. Só existe uma destas unidades, conhecida por 747 Supertanker, que foi adaptada em 2015 para a luta contra os incêndios e que, actualmente, já interveio com sucesso na Califórnia, no Chile e em Israel. Agora, na Bolívia, as primeiras notícias revelam que a acção do Supertanker “comienza a sofocar el incendio”, como revela a edição de hoje do jornal boliviano Cambio.
A Chiquitania ou Chiquitos é uma região boliviana que inclui um conjunto de seis cidades fundadas pelos missionários jesuítas na primeira metade do século XVIII, cujas igrejas sobreviveram à sua expulsão pelas autoridades espanholas e que em 1990 foram declaradas Património Mundial pela Unesco.