segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Portugueses que brilham no Giro d’Italia

Terminou ontem o Giro d’Italia que, com o Tour de France e a Vuelta a España, constituem as três principais provas do ciclismo mundial e que, todos os anos, são acompanhadas por milhões de entusiastas nas estradas, nas montanhas e nas televisões que lhes dedicam alargados espaços, com as reportagens televisivas a recorrer a motos, helicópteros e a drones, tornando-as muito apreciadas pelas audiências. 
O ciclismo português não tem expressão internacional e, apesar da lenda que foram os desempenhos de Joaquim Agostinho, da medalha olímpica conquistada em 2004 por Sérgio Paulinho ou do título de campeão do mundo de estrada ganho por Rui Costa em 2013, pouco mais de relevante se tem passado no ciclismo português. Porém, este ano alguma coisa aconteceu e o Giro d’Italia 2020 consagrou dois ciclistas portugueses nessa prova de três semanas, o que constitui um facto absolutamente insólito. 
As televisões mostraram um jovem chamado João Almeida nascido nas Caldas da Rainha e com 22 anos de idade que, para além de se ter mantido durante quinze dias no primeiro lugar com a camisola rosa, terminou a corrida em 4º lugar. Nunca nenhum português conseguira isso. Outro jovem chamado Rúben Guerreiro, natural do Montijo e com 26 anos de idade, ganhou uma etapa do Giro d’Italia e, no final da prova, subiu ao pódio com a camisola azul, símbolo do vencedor do Prémio da Montanha, o que significa que foi o primeiro português “a ganhar uma camisola numa grande volta”. Também, nunca nenhum português conseguira isso.  
O jornal O Jogo referiu-se a estes dois desempenhos como “fecho de ouro” e, de facto, são tão raros os êxitos desportivos dos nossos atletas no contexto internacional que é justo que a imprensa lhe tivesse dado destaque, embora quase no mesmo plano de um tal de Ivanilson, um futebolista brasileiro que… meteu um golo. Que jornalismo da treta. É caso para dizer que a pandemia do futebol não nos larga, nem quando o Almeida e o Guerreiro brilham.

As acções das forças especiais no mar

A imprensa inglesa dá hoje grande destaque aos acontecimentos ocorridos a bordo do navio-tanque Nave Andromeda na noite de sábado, próximo da ilha de Wight. O navio de bandeira liberiana saíra do porto de Lagos, na Nigéria, com destino ao porto inglês de Southampton, mas quando se aproximava do porto de destino foram detectados alguns passageiros clandestinos a bordo que procuravam asilo no Reino Unido e que se tornaram violentos. 
Nessas circunstâncias, os 22 elementos da tripulação do Nave Andromeda resguardaram-se na chamada “cidadela” do navio onde se trancaram, tendo pedido auxílio às autoridades britânicas. Foram activados os serviços do Special Boat Service (SBS) e foi iniciada uma operação com aquela força especial, que envolveu quarenta militares e teve o apoio de quatro helicópteros da Royal Navy, dos quais cerca de dezasseis elementos do SBS desceram por uma corda rápida sobre o navio, apanhando de surpresa os passageiros clandestinos. A operação foi realizada a coberto da escuridão da noite e terá durado apenas nove minutos, tendo os sete passageiros clandestinos sido detidos e entregues à polícia de Hampshire. 
O jornal The Times foi um dos jornais que publicou na sua primeira página a fotografia do Nave Andromeda mas, mais do que o relato do que aconteceu, destacou a prontidão e eficiência do SBS, uma unidade treinada para missões de contraterrorismo e resgate de reféns em condições de grande dificuldade e risco.

Os Açores e o seu novo quadro político

As eleições regionais açorianas deram a vitória ao Partido Socialista e ao seu líder Vasco Cordeiro, embora sem a maioria absoluta que lhe permitiria governar sustentado num apoio parlamentar estável e coerente, pelo que a partir de agora terá que governar com uma geometria variável de alianças e de apoios que, à semelhança do que se passa no Continente, torna o exercício da governação muito mais complexo. Se agora adicionarmos as novas dificuldades devidas às consequências sociais e económicas da pandemia, o quadro de dificuldade política vai necessariamente aumentar e os açorianos podem vir a passar por um quadro de instabilidade que não conheceram até agora. 
Se analisarmos a evolução da política açoriana num contexto de ciclo de longa duração, verificamos que a alternância democrática - que é uma característica fundamental da Democracia – tem existido nos Açores. Assim, desde que foi consagrada a autonomia dos Açores e que como Região Autónoma passou a ter um Governo Regional, já houve doze governos regionais, sendo seis do PSD e seis do PS. Entre 1976 e 1996 foram vinte anos de governação social-democrata e, entre 1996 e 2000, foram vinte e quatro anos de governos socialistas. Não sei se, para além do estilo, há muita diferença entre uns e outros porque, enquanto zona ultraperiférica, a governação dos Açores depende demasiado de Lisboa e de Bruxelas. Nas eleições ontem realizadas o PS elegeu 25 deputados e o PSD 21, mas a novidade foi que os outros 11 deputados se distribuíram por seis partidos – CDS (3), Chega (2), Bloco de Esquerda (2), PPM (2), PAN (1) e Iniciativa Liberal (1) – enquanto a coligação CDU perdeu o seu deputado. 
São nove ilhas e esta dispersão político-partidária parece reflectir a diversidade cultural do arquipélago, onde só a beleza natural e a qualidade da população são comuns em todas as ilhas.