sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Sem chuva e com calor, toda a Europa seca

A Europa está a atravessar um período de seca severa, devido à conjugação das altas temperaturas que fazem evaporar a humidade dos solos e à falta de precipitação. Os efeitos destas circunstâncias estão a ser muito preocupantes, não apenas na península Ibérica onde já eram habituais em algumas zonas, mas em vários países do centro da Europa.
Na sua edição de hoje o jornal holandês nrc apresenta um estudo sobre a situação e, para ilustrar a sua primeira página, escolheu uma série de imagens que mostram a evolução da seca na Europa nos últimos meses. Depois, o texto do estudo é acompanhado por elucidativos gráficos, para cuja interpretação não é preciso saber holandês. O estudo mostra que o solo de quase toda a Europa perdeu humidade e secou, mas também mostra que a falta de chuvas tem sido anormalmente alta. Nos Países Baixos já está declarada oficialmente uma escassez de água, ao mesmo tempo que as capturas de água no rio Reno estão afectadas pela redução do seu caudal e pelo aumento da sua salinidade, enquanto a navegação naquele rio começa a ser limitada e a perturbar o transporte de carvão destinado à produção de energia. A produção de electricidade também está seriamente afectada, não só nas barragens hidro-eléctricas, mas também nas instalações nucleares devido à falta de água de resfriamento. A procura de água excede a oferta e, consequentemente, o preço aumenta, arrastando consigo uma onda inflacionária por toda a Europa.
Estas são as notícias de hoje do nrc de Amesterdão, mas as consequências do calor e da seca, os incêndios florestais e a crise energética, estão hoje nas primeiras páginas de muitos jornais europeus, desde o Reino Unido à Polónia e à Roménia.